segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A próxima vítima da motosserra da prefeitura


Esta linda árvore na Praça João Pinheiro, ao que tudo indica, está com os seus dias contados. Ela deverá ser a próxima a tombar, vítima da motosserra e da política assassina da atual administração pública. Será que podemos fazer algo? Ainda há tempo. Que tal enviar emails ou mesmo telefonar para a prefeitura, protestando contra o corte abusivo de árvores? Uma ação neste sentido foi tomada em relação ao Instituto Estadual de Florestas (IEF). O escritório local do órgão vem autorizando à miúde cortes de árvores, descumprindo os seus princípios e filosofia. Sim, vale a pena mandar emails reclamando. Precisamos agir para evitar que nossas árvores continuem tombando covardemente, tornando a nossa querida Muriaé cada vez mais quente e feia.

domingo, 29 de agosto de 2010

Saudades das árvores e da água que estavam aqui


Estas duas lindas árvores foram as que sobraram no pátio interno da Escola Dom Delfim, antiga Febem. Elas eram cercadas de mangueiras centenárias, cortadas pela prefeitura no início da atual administração pública (sic). No topo do morro que circunda a escola e o campo de futebol, hoje utilizado pelo Paulistano, havia uma mata. Esta vegetação alimentava pelo menos umas seis bicas de água mineral. Hoje está tudo seco. A única mina que restou foi a que está na Rua Ferreira Leite. Mesmo assim, um fio de água. Em Volta Redonda, pomares urbanos plantados pela prefeitura produzem frutas para a merenda escolar, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas. E aqui? Pense...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cortes abusivos de árvores em frente ao Hospital São Paulo




Funcionários da prefeitura de Muriaé cortaram quatro árvores em frente ao Hospital São Paulo. Na semana passada, caíram dois pés de jambo, com cerca de oito anos cada. Esta semana foram dois oitis, um deles com mais de 20 anos. Esta ação é estranha, porque o Hospital São Paulo, querendo pegar carona no marketing ambiental, dá uma árvore para cada criança que nasce na instituição. Bonito isto. Mas, ao mesmo tempo, encomenda o corte de árvores que não estão prejudicando ninguém. Aliás, servem para refrescar e fazer sombra. Também é abusivo o corte de árvores que está acontecendo no Clube do Hospital São Paulo. Quem passar pelo Morro do Castelo é só observar o desmatamento aumentando dia-a-dia. Quando é que esta gente vai aprender que não se deve cortar árvores?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Nem tudo está perdido...


Esta Castanheira na Praça São Paulo vinha sofrendo muito com a erva de pássaro, um parasita que toma conta da copa das árvores e acaba por mata-la. Não é que funcionários da prefeitura - pasmem, meus amigos, eu disse "d a p r e f e i t u r a" - fizeram um excelente trabalho e agora a árvore respira aliviada. Aliviada no bom sentido, viu, gente? Parabéns à Administração Pública por este excelente trabalho. Nossos desejos é que ele se perpetue e se multiplique por muitos e muitos anos.

Poda radical na Rua São Pedro


Várias árvores da Rua São Pedro, no Centro, sofreram - sofreram mesmo - uma poda radical, feita sem técnica ou respeito à saúde das plantas. Aos trancos e barrancos, esta rua perde o título que detinha de mais arborizada de Muriaé. Com a ajuda de alguns moradores sem consciência, que até matam ou pedem pra cortar as árvores, e a vontade atual do poder público em acabar com as árvores da cidade, a Rua São Pedro está ficando sem árvores. Disseram que o motivo da poda radical é a fiação. Mas, do outro lado da rua, onde não há fios, várias árvores também foram podadas. Se é que podemos chamar isto de poda! É poda...

Monumento ao absurdo


Conforme previamente anunciado neste blog, o Oiti da Praça João Pinheiro foi cortado. Em seu lugar ficou um monumento ao absurdo. Sem mais palavras.