domingo, 26 de setembro de 2010

A árvore mais antiga do perímetro urbano de Muriaé


Meu amigo Jota contou-me a respeito deste lindo abacateiro, localizado no novíssimo e organizado bairro Jardim das Palmeiras, colado ao Centro de Muriaé. A árvore ostenta uma placa de centenária... é incrivelmente linda. Vale a pena uma visita.

Dedicamos à esta árvore os versos de Gilberto Gil: "Abacateiro, acataremos teu ato, nós também somos do mato, como o pato e o leão. Aguardaremos, brincaremos no regato, até que nos tragam fruto teu amor, teu coração. Abacateiro, teu recolhimento é justamente o significado da palavra temporão..."

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A natureza perdoa as burrices do homem


Na rua São Pedro, Centro da cidade, uma poda deixou esta árvore praticamente sem galhos ou folhas. A tentativa de assassinar a árvore aconteceu há uns três meses aproximadamente. Mas, pasmem, a vida vence a morte. O tronco já está cheio de brotinhos verdinhos. Apesar de todo os maus tratos e descaso recebido, ela teima em viver. Este é um dos milagres que Deus nos oferece.

Dito e feito...


Pois é, gente, conforme o anunciado aqui no blog, a prefeitura de Muriaé cortou a árvore em frente à agência do Unibanco, na Praça João Pinheiro. O interessante é que desta vez o corte aconteceu às 5h20 da manhã do dia 02 de setembro. O barulho da motosserra acordou os moradores do entorno, que ficaram apavorados. Pelo menos a prefeitura já sacou que está fazendo algo errado e age de madrugada pra não aparecer cortando árvores... pelo menos eles demonstram que estão com vergonha da merdalhança que estão fazendo. Precisamos agir... precisamos protestar! Mande emails para o prefeito... não vai adiantar, mas mande assim mesmo. Mande o seu protesto para o Instituto Estadual de Floresta, cujo escritório em Muriaé virou um mero avalista dos cortes absurdos que temos visto. Lembre-se, as árvores não têm voz para gritar. Nós é que temos de gritar por elas...